terça-feira, 28 de março de 2017

Medo de ser ateu.


Medo de ser ateu.

A “Aposta de Pascal” é uma proposta argumentativa de filosofia apologética criada pelo filósofo, matemático e físico francês do século XVII Blaise Pascal.
 Ela postula que há mais a ser ganho pela suposição da existência de deus do que pelo ateísmo, e que uma pessoa racional deveria pautar sua existência como se deus existisse, mesmo que a veracidade da questão não possa ser conhecida de fato. Mesmo que uma pessoa não tenha religião, mas manter  fé na existência de algum deus, esta fé poderá ter consequências.
Pode ser citado como exemplo o caso de Steve Jobs, que era zen-budista e acreditava na ideia do pensamento mágico, e por isso, segundo seu biógrafo, tomou uma decisão errada em relação ao tratamento do seu câncer que levou a sua morte.
Outro exemplo , é da filha do ex-jogador de futebol ,Pelé, chamada Sandra Regina Machado, que se negou a receber tratamento médico, para seu câncer, pois tinha fé que sua cura seria milagrosa.
Seu médico afirmou que sua cura era garantida se ela mantivesse o tratamento, mas sua escolha por uma cura pela fé a levou a óbito.
 Bob Marley deixou de amputar seu dedo do pé com câncer devido a sua religião, Rastafari, pois acreditava que o corpo é um templo que ninguém pode modificar.
O câncer se espalhou e o levou a morte.
Nem toda moralidade é baseada em religião.
Existe uma longa tradição de pensamento moral secular por meio da filosofia.
 O que há de errado com essa tradição?
 A tolerância a outros credos não é uma virtude.
 A tolerância nada mais é do que covardia.
Fracassos, imperfeição, erros, pessoas que não concordam com você, são coisas positivas.
Como um fracasso pode ser positivo? Porque é a única maneira de realmente aprender.
 Por exemplo: você pode ler um livro de matemática, mas até que você tente e falhe você nunca vai ver onde está sua falta de compreensão.
 A melhor forma de aprender algo é estudá-la um pouco, fazer testes práticos, cometer erros e então aprender um pouco mais.
Ser rejeitado é positivo significa que estou crescendo além da esfera do absolutamente aceitável pela sociedade.
 As melhores pessoas da história não eram aceitas socialmente: aqueles que falavam verdades como Sócrates, Gandhi, Proudhon, Bakunin e Martin Luther King Jr, o defensor dos direitos dos animais Peter Singer, o pioneiro na "desescolarização", John Holt, ativistas dos direitos das mulheres, abolicionistas, e tantos outros.
 Essas coisas que nós temos medo são, na verdade, desejáveis.
 Precisamos aprender a vê-las dessa forma e abraçá-la, abandonando o medo.
Medo de ser  ateu por aranha nogueira


Nenhum comentário:

Postar um comentário